Base de dados : CRT-Acervo
Pesquisa : INFECCOES POR HIV/PSICOL [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 4 [refinar]
Mostrando: 1 .. 4   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 4 CRT-Acervo  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:7070
Autor:Polistchuck, Lígia
Título:Mudanças na vida sexual após o sorodiagnóstico para o HIV: uma comparação entre homens e mulheres Changings in sexual life after HIV serodiagnosis: a comparison between men and women-
Fonte:São Paulo; s.n; 2010. [158] p. ^graf, ^tab.
Tese:Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno Infantil para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:Após a disponibilização dos antirretrovirais (ARV), a sexualidade dos portadores de HIV/Aids passou a ser mais frequentemente estudada, especialmente com enfoque na prevenção e no risco. Objetivos: Descrever a vida sexual de portadores de HIV/Aids e identificar as associações da piora na vida sexual após o diagnóstico de HIV com variáveis relativas às características socioeconômicas, à vida sexual, ao uso do ARV e dos serviços de saúde. Métodos: Os dados utilizados procedem de dois estudos transversais com 250 homens e 729 mulheres portadores de HIV/Aids (amostras consecutivas), realizados em dois centros de referência para o HIV/Aids da cidade de São Paulo, entre setembro de 1999 e fevereiro de 2002.A resposta para a questão sobre a mudança na vida sexual, após o diagnóstico de HIV/Aids de cada questionário, foi avaliada e categorizada como piora ou não. A comparação foi realizada entre os grupos de homens e mulheres em relação à piora na vida sexual após o diagnóstico de HIV. Fatores associados foram estimados por regressão múltipla de Poisson. Os testes foram conduzidos em nível de significância de 5 por cento. Resultados: Os homens relataram mais mudança negativa que as mulheres 59 por cento e 41 por cento, respectivamente (p<0,001)...(AU)^iptAfter Highly Active AntiRetroviral Treatment (HAART) became available, the sexuality of people living with HIV/Aids has been more frequently studied, especially focusing prevention and risk. Objectives: Describe sexual life of people living with HIV/Aids and identify the associations between worsening in sexual life after serodiagnosis and variables such as sociodemographic, related to sexual life, use of HAART, use and relation to healthcare services. Methods: The data came from two previous cross-sectional studies with 729 women and 250 men living with HIV/Aids in São Paulo (consecutive samples), carried out in two reference centers in the city, between September 1999 and February 2002. The answer to the question about changing in sexual life after the diagnosis of HIV/Aids in each questionary was rated and categorized as worsening or not. Comparison was done between men and women groups that showed worsening of sexual life after serodiagnosis. Associated factors were estimated by Poissons Multiple Regression. The tests were conducted with a 5 per cent significance level. Results: Men reported more negative changes in sexual life after diagnosis than women 59 per cent and 41 per cent, respectively (p<0.001)...(AU)^ien.
Descritores:Infecções por HIV/psicol
HIV
Sexualidade/psicol
Emoções Manifestas
Sintomas Afetivos
Sintomas Afetivos/psicol
Identidade de Gênero
Vulnerabilidade
Estudos Transversais
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meio Eletrônico:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/t...
Localização:BR1310.1; Formato Eletrônico


  2 / 4 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:7059
Autor:Baricca, Ana Maria
Título:Vivendo e crescendo com HIV/Aids Living and growing-up with HIV/Aids-
Fonte:São Paulo; s.n; 2005. 123 p. ilus, tab.
Tese:Apresentada a São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenação dos Institutos de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:Este trabalho tem como objetivo compreender como é para o jovem, viver e crescer com HIV/aids. Participaram desse estudo seis jovens, de 13 a 17 anos de idade, contaminados pelo HIV por transmissão vertical, usuários do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e de uma Organização Não-Governamental que atua junto à pessoas soropositivas. O material de estudo consistiu em relatos de experiências obtidos por meio de entrevista aberta, contendo algumas questões norteadoras para facilitar a manutenção do foco de interesse desta pesquisa. Para a compreensão da forma de ser desses jovens, optei por realizar uma reflexão com olhar, fenomenológico, concentrando, portanto minha atenção no significado de suas vivências. Da leitura dos seis relatos foram extraídos temas que, no conjunto, retratam como é o viver-com-aids para esses jovens. A maioria traz a angústia de morte como uma constante no processo de doença e, ainda, medo de serem rejeitados por amigos e/ou parceiros(as) ao revelarem seus diagnósticos. Este estudo fornece, ainda subsídios para (re)pensar e (re)definir formas de intervenções que visem o enfraquecimento de atitudes preconceituosas e discriminatórias em relação aos portadores de HIV/aids, pois enquanto estes lutam para (re)construir suas vidas com a doença, a sociedade insiste em mostrar-lhes que estão mortos (AU).
Descritores:Adolescente
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Transmissão Vertical de Doença
Preconceito
Estilo de Vida
Infecções por HIV/psicol
Limites:Masculino
Feminino
Adolescente
Humano
Meio Eletrônico:http://ses.sp.homolog.bvs.br/lildbi/docsonline/get...
Localização:BR1310.1; Formato eletrônico


  3 / 4 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:3494
Autor:Steagall, Lisiane V. A.
Título:HIV e AIDS: Dialogos a partir da clinica / HIV and AIDS: Dialogue from of the clinical
Autor:Carvalho, Marcia Elisa Gonçalves; Carvalhaes, Flavia Fernandes de; Cordeiro, Rosely de Paula
Título:Cultura e subjetividade em tempo de aids Culture and subjectivity in aids time-
Fonte:Londrina; Associacao Londrinense Interdisciplinar de aids; 2005. 125 p. .
Descritores:Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
HIV
Infecções por HIV/psicol
Localização:BR1310.1; L2131; BR1310.1; L2246


  4 / 4 CRT-Acervo  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:3354
Autor:Brasil. Ministério da Saúde. Coodenação Nacional de DST/AIDS*.
Título:Seminário de cooperação Brasil/França: profissionais de saúde frente ao manejo da infecção pelo HIV: aspectos psicissociais e técnicosSéminaire de coopération France/Brésil: professionnels de santé face á la prise en charge de l'infection á VIH: aspects psyco-sociaux et techniques ..-
Fonte:Brasilia; Brasil. Ministério da Saúde; 2000. 190 p. ilus.
Conferência:Apresentado em: Seminário de Cooperação Brasil/França, BRASILIA, 6-8 dez. 2000.
Descritores:Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/psicol
Recursos Humanos em Saúde
 Infecções por HIV/psicol
 Congressos
Limites:Humano
Localização:BR1310.1; L1132



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.3 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information